Do Largo 13 ao Aeroporto de Congonhas, saiba mais sobre Santo Amaro

Publicado em Categorias Santo AmaroTags

Localizada na zona sul da capital paulista, a Subprefeitura de Santo Amaro se divide entre áreas de alto padrão e outras de comércio popular. Quem nunca ouviu falar no Largo 13 de Maio? Na Estátua de Borba Gato — pintada recentemente em um ato de protesto– e no Aeroporto de Congonhas? Com 100 mil habitantes,…

Localizada na zona sul da capital paulista, a Subprefeitura de Santo Amaro se divide entre áreas de alto padrão e outras de comércio popular. Quem nunca ouviu falar no Largo 13 de Maio? Na Estátua de Borba Gato — pintada recentemente em um ato de protesto– e no Aeroporto de Congonhas?

Com 100 mil habitantes, Campo Grande é o distrito com o maior número de moradores. Em seguida, vem o homônimo Santo Amaro, com 71 mil moradores, e o Campo Belo, com 65 mil habitantes. É o que aponta o Observatório Cidadão.

Ariany Marinho, 19, se mudou há quatro anos com a família, de Artur Alvim, na zona leste, para o Jardim Promissão, no distrito de Santo Amaro, próximo à avenida das Nações Unidas, umas das mais importantes da região.

“Frequento aqui desde os oito anos de idade. Meu bairro é bem quieto, a maioria das pessoas são idosas ou crianças, e tem muitas empresas ao redor”, afirma a estudante universitária de recursos humanos.

Enquanto juntos, os trio de distritos soma 238 mil moradores, separados, eles  evidenciam contrastes. Embora seja o reduto do popular Largo 13 de Maio, Santo Amaro também reúne áreas de alto padrão. Ao contrário de shoppings, como o Mais Shopping, cujo vaivém é de cerca de 40 mil frequentadores todos os dias, no mesmo perímetro também estão também o Shopping SP Market, Market Place e Shopping Morumbi.

Ariany garante que não há o que reclamar do bairro onde vive, diferentemente do famoso Largo 13 de Maio. “Não gosto do Largo 13, acho muito sujo o local. Aqui no meu bairro não tem o que arrumar, eu gosto muito dele e acho bem organizado e limpo”, afirma a jovem aprendiz.

O Largo 13 de Maio faz parte da história de Santo Amaro por ter possuído diferentes denominações como “Largo do Jogo da Bola”. Ele ficava bem atrás da Igreja Matriz, o que correspondia ao espaço que recebeu o nome de Largo 13 de Maio.

O distrito de Santo Amaro é atendido pela Linha 9- Esmeralda da CPTM e pela Linha 5-Lilás do metrô de São Paulo, interligadas na estação Santo Amaro.

Já o do Campo Belo é responsável por dar lugar ao Aeroporto de Congonhas e abrigar bairros de classe média, Brooklin Velho e Jardim Aeroporto.

No Campo Grande está situado o São Paulo Golf Club, o mais antigo e principal campo de golpe do município. Sedes de complexos industriais e fábricas formam o cenário da região, geralmente instaladas às margens das avenidas Nações Unidas e Engenheiro Eusébio.

Subprefeitura

A sede da Subprefeitura de Santo Amaro fica localizada na praça Floriano Peixoto, nome que homenageia o Marechal Floriano Peixoto, atuante na Revolta da Armada e no restabelecimento da ordem pública no Rio Grande do Sul, dois importantes acontecimentos resolvidos com “mãos de ferro”.

Além da praça, outros endereços fazem referências a locais que, no passado, foram de grande importância para a população da antiga Vila de Santo Amaro, depois Cidade de Santo Amaro, e atual bairro de Santo Amaro.

O subprefeito local é Laércio Ribeiro de Oliveira, 32, que começou sua carreira, aos 15 anos, nos movimentos sociais. Foi assessor na Câmara dos Deputados, na Câmara Municipal dos Vereadores e também da Primeira Secretaria da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Paulo. É formado em ciências políticas na FESP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo).