Cidade Linda é 4 vezes mais presente no centro do que nas periferias de São Paulo

Publicado em Categorias PolíticaTags ,

Iniciado no primeiro final de semana do ano (7 e 8 de janeiro), o Programa Cidade Linda, mutirão de serviços regulares coordenado pela Secretaria das Prefeituras Regionais que tem como objetivo revitalizar áreas, principalmente vias, em toda a cidade, ainda é pouco frequente na periferia de São Paulo. Das 30 ações ocorridas até o fim…

Iniciado no primeiro final de semana do ano (7 e 8 de janeiro), o Programa Cidade Linda, mutirão de serviços regulares coordenado pela Secretaria das Prefeituras Regionais que tem como objetivo revitalizar áreas, principalmente vias, em toda a cidade, ainda é pouco frequente na periferia de São Paulo. Das 30 ações ocorridas até o fim de julho, segundo o portal da Secretaria Municipal de Prefeituras regionais, apenas sete ocorreram em bairros periféricos. Isso equivale a 25%.

Dentre os lugares mais afastados do centro atendidos estão a avenida Mateu Bei, em São Mateus, a avenida Dona Belmira Marim, na Capela do Socorro, e a avenida Inajar de Souza, que corta a Freguesia do Ó e a Brasilândia, na zona norte. Para Américo Sampaio, pesquisador da Rede Nossa São Paulo, o problema do Cidade Linda está no modelo dele. “Os serviços de zeladoria precisam ser permanentes, concomitantes em várias áreas da cidade e descentralizado. O que me preocupa no programa é que ele viola essas três regras. Além disso, acaba reproduzindo a dinâmica de marketing do prefeito.

Confira aqui o Especial Cidade Linda na periferia

O 32xSP percorreu três avenidas da periferia, sendo uma na zona sul, uma na zona leste e outra na oeste, e verificou que elas têm em comum a grande demanda por ações de zeladoria, como as do Programa Cidade Linda. Problemas de iluminação, nas calçadas, de limpeza e poda de árvores foram algumas das questões apontadas por moradores aos repórteres Laiza Lopes, Thalita Monte Santo, Lucas Veloso e Priscila Pacheco. Confira a partir de amanhã a série de três reportagens.

Outro lado

A Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais informou ao 32xSP por meio de nota que “a Operação São Paulo Cidade Linda é contínua e se estenderá durante os quatro anos do mandato de João Doria (PSDB), se irradiando do centro para a periferia. Até o final do mês de julho, foram realizadas 31 ações que já recolheram cerca de 748 toneladas de lixo, poda e remoção de 6.336 árvores, limpeza de 4.734 bocas de lobo e 583 bocas de leão, foram usados 15.881 kilos de cal, implantadas 824 lixeiras, limpeza de 2272 metros de galerias e ainda, pintura de 13.987 metros de pichações e contou com cerca de 17.276 pessoas envolvidas e 2.785 equipamentos.”

A secretaria também ressaltou que, além do Cidade Linda, a Prefeitura de São Paulo criou o programa Bairro Lindo, com objetivo de atingir os 32 pontos da cidade simultaneamente. Este programa segue em vigor. “A ação está sendo desenvolvida por voluntários e conta com serviços como raspagem de lambes-lambes, pintura de guia e varrição. As respectivas Prefeituras Regionais disponibilizam equipamentos e materiais necessários para os trabalhos de zeladoria.”

 

Foto: Cesar Ogata/ SECOM