Sem Cidade Linda, avenida Cangaiba apresenta aspectos de abandono

Publicado em Categorias Mobilidade, Penha, Resíduos sólidosTags ,

Share this... Marco do início da gestão do prefeito João Doria (PSDB), o programa Cidade Linda, não chegou aos lugares que mais precisam e estão afastados do centro da cidade. Na zona leste, os moradores de Cangaiba, que pertence à Prefeitura Regional da Penha, por exemplo, afirmam que uma das principais avenidas do bairro, que…

Share this...
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrPin on Pinterest

Marco do início da gestão do prefeito João Doria (PSDB), o programa Cidade Linda, não chegou aos lugares que mais precisam e estão afastados do centro da cidade. Na zona leste, os moradores de Cangaiba, que pertence à Prefeitura Regional da Penha, por exemplo, afirmam que uma das principais avenidas do bairro, que carrega o mesmo nome – avenida Cangaiba – está abandonada pela gestão.

As principais reclamações são lixo acumulado nas calçadas, proliferação de roedores e insetos, buracos nas vias – inclusive próximo a pontos de ônibus –, mato alto e falta, até mesmo, de sinalização.

Confira aqui o Especial Cidade Linda na periferia

Segundo o soldador Edson Rodrigues, 56, que sai para trabalhar todos os dias pela manhã e passa pela avenida, os buracos são perigosos e comprometem a acessibilidade. “Eu já vi idosos tropeçarem, até mesmo para desviar do lixo nas calçadas, que também atrapalha a passagem dos pedestres”, explica. 

Já o analista de sistemas, Carlos Alberto de Souza, 48, que também apontou os buracos como um dos problemas, explica que, para conter acidentes, muitas vezes os moradores fazem as suas próprias intervenções na via.

“Não só a avenida Cangaiba, como as demais ruas e avenidas do bairro, estão com verdadeiras crateras. Algumas ruas mais privilegiadas pela Prefeitura Regional até recebem bons remendos, como a Faustino Paganini, mas as outras, ou continuam esburacadas ou são preenchidas por entulhos colocados pela própria população”.

A conservação de pavimentos, limpeza de galerias, reforma e acessibilidade e troca de lixeiras, estão entre as principais ações do programa, segundo o site da Prefeitura de São Paulo.

Não há lixeiras nem caçambas na avenida Cangaíba

A falta de lixeiras na avenida é outro contratempo que os moradores encontram. O 32xSP percorreu a via, mas não encontrou nem mesmo caçambas no local. Somente na avenida Gabriela Mistral, próximo da avenida Cangaíba, é possível ver lixeiras da prefeitura nos postes. Questionada sobre a falta deleas, a Prefeitura Regional não entrou em contato com a reportagem.

“Sabemos que todos esses problemas são heranças das administrações anteriores, mas não podem servir de desculpas para o atual abandono. Me sinto muito à vontade em cobrar o prefeito Doria porque votei nele ”, conta Souza.

A estagiária de direito, Alessandra Figueiredo, 41, que mora na região desde 1995, conta que a limpeza, quando é feita, ocorre por mobilização de moradores e comerciantes.

“Eu acho que a ação do programa Cidade Linda só aparece onde as câmeras e a imprensa podem mostrar e dar ibope. Qual a importância para o prefeito mostrar o bairro do Cangaiba ou algum outro aqui na região?”, questiona Alessandra. “A avenida está cada vez pior.

*Colaboração do repórter Lucas Veloso

Fotos: Thalita Monte Santo