Zona norte: confira os locais de vacinação contra a febre amarela

Publicado em Categorias + Notícias, Casa Verde, Jaçanã/Tremembé, Santana/Tucuruvi, Saúde, Zona NorteTags ,

O governo de São Paulo recomendou que moradores de três distritos sejam vacinados contra a febre amarela.

Após cinco macacos da espécie Bugio morrerem no parque Horto Florestal, na zona norte da capital, o governo de São Paulo recomendou nesta segunda-feira (23) que moradores dos distritos de Vila Nova Cachoeirinha, Casa Verde e Tremembé sejam vacinados contra a doença. Eles fazem divisa com o parque e, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, foi levada em conta a distância que o mosquito transmissor pode percorrer, que é de 500 metros a partir do Horto.

Governo de São Paulo recomendou que moradores de Vila Nova Cachoeirinha, Casa Verde e Tremembé sejam vacinados contra febre amarela (Crédito: Manu Dias/AGECOM)

Por lá, cinco animais foram encontrados mortos nos últimos 30 dias, sendo um deles com diagnóstico confirmado de febre amarela. Os outros dois casos ainda estão sendo investigados. Tanto o Horto Florestal como o Parque da Cantareira estão fechados, pois são áreas de mata e habitat para os macacos.

A vacinação acontece das 8h às 17h em um posto móvel instalado na associação de bairro do Mandaqui, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Horto Florestal, Vila Dionísia e Mariquinha Sciascia e na UBS/AMA Jardim Peri. Além dessas unidades, a população também pode procurar as UBSs Parque Anhanguera, Morro Doce, Jardim Rosinha e Morada do Sol. Desde o dia 11 de setembro elas estão aplicando a a imunização.

A partir da próxima quarta-feira (25), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai ampliar para 33 o número de locais abertos para a vacinação preventiva. Essa expansão será gradual e ao longo da semana. Ainda de acordo com a pasta, não há motivo para pânico. O mutirão de vacinação é apenas por prevenção já que Vila Nova Cachoeirinha, Casa Verde e Tremembé são distritos situados muito próximos aos parques.

O que é a febre amarela

Doença infecciosa, causada por vírus e transmitida por vetores, como mosquitos, a febre amarela se manifesta repentinamente por meio de febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos. Esses sintomas se estendem por três dias. O tipo mais grave é raro e costuma aparecer após breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra a doença.

Uma das maneiras de prevenção é a vacina. Ela não é indicada para gestantes, mulheres que estejam amamentando crianças com até seis meses e pessoas imunodeprimidas, como pacientes em tratamento de quimioterapia, radioterapia ou com corticoides em doses elevadas.

Confira os endereços de vacinação:

Associação de bairro do Mandaqui:
Rua Tomé Afonso de Moura, 345 – Mandaqui

UBS Horto Florestal
Avenida Luís Carlos Gentile de Laet, 603 – Horto Florestal

UBS Vila Dionísia
Rua Chen Ferraz Falcão, 50 – Vila Dionisia

UBS Mariquinha Sciascia
Rua Dr. José Vicente, 39 – Tremembé

UBS/AMA Jardim Peri
Av. Peri Ronchetti, 914 – Jardim Peri, São Paulo