App para agendamento em UBSs de SP é ampliado para as 459 unidades

Publicado em Categorias + Notícias, Butantã, Campo Limpo, Capela do Socorro, Casa Verde, Cidade Ademar, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Freguesia do Ó/Brasilândia, Guaianases, Ipiranga, Itaim Paulista, Itaquera, Jabaquara, Jaçanã/Tremembé, Lapa, M'Boi Mirim, Mooca, Parelheiros, Penha, Perus, Pinheiros, Pirituba/Jaraguá, Santana/Tucuruvi, Santo Amaro, São Mateus, São Miguel Paulista, Sapopemba, Saúde, , Vila Maria/Vila Guilherme, Vila Mariana, Vila Prudente, Zona Leste, Zona Norte, Zona Oeste, Zona SulTags , ,

Agenda Fácil foi lançado em outubro de 2017 na zona norte. Três meses após, o 32xSP visitou UBSs e constatou que população desconhecia aplicativo

Prefeito João Doria em anúncio da implantação do aplicativo Agenda Fácil (Divulgação)

O prefeito João Doria (PSDB) anunciou na última segunda-feira (26) a ampliação do app Agenda Fácil para todas as 459 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da capital paulista.

Lançado em outubro de 2017, nas zonas norte, oeste e sudeste, o “Agenda Fácil” foi criado para que os usuários possam agendar, confirmar e cancelar consultas e exames pelo aparelho celular.

LEIA MAIS:
Apenas Santo Amaro tem atendimento pediátrico em todas as UBSs

“Este aplicativo favorece a equidade entre os usuários e não usuários do aplicativo, pois o cancelamento pode ser realizado diretamente pelo paciente e as vagas que ficam disponíveis podem ser aproveitadas por todos””, afirmou ao site da Prefeitura de São Paulo Wilson Pollara, secretário de Saúde.

Já o secretário de Inovação e Tecnologia, Daniel Annemberg, afirma a tecnologia precisa estar a serviço do cidadão: “Estamos modernizando a gestão da cidade e simplificando processos para garantir mais agilidade e excelência no atendimento à população”, complementou ao portal.

APROVAÇÃO X DESCONHECIMENTO

De acordo com a prefeitura, um levantamento encomendado pela Secretaria Municipal de Saúde e realizado pelo Instituto de Pesquisa Pensando Juntos entrevistou 249 pessoas de 22 a 26 de fevereiro de 2018.

Deste total, 90% dos usuários afirmaram que o app é fácil de entendido e usado. Já 72% dos entrevistados disseram que recomendariam o aplicativo para seus amigos e familiares, enquanto 63% destacaram que a ferramenta melhorou o acesso e resolveu o problema que o usuário tinha em relação à consulta em sua UBS. Por fim, 38% dos entrevistados deram nota 10 para o aplicativo.

Três meses após o lançamento do aplicativo Agenda Fácil, em janeiro deste ano, o 32xSP visitou cinco UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da zona norte da capital, e constatou que a população desconhecia a ferramenta.

A reportagem ouviu atendentes relatando frequentes falhas técnicas no sistema e acompanhou a jornada frustrada de uma idosa interessada na novidade.

Em todas as unidades de saúde visitadas, 32xSP conversou com pacientes, mas a maioria disse desconhecer o Agenda Fácil.

VEJA TAMBÉM:
Aplicativo de celular ajuda população de Itaquera a cobrar Prefeitura

Segundo informações no site da Prefeitura de São Paulo, atualmente, o aplicativo conta com 7.577 pessoas cadastradas, que realizaram cerca de 7.847 operações, sendo 2.646 cancelamentos.

De acordo com administração municipal, cerca de 66% das ações realizadas pelo Agenda Fácil correspondem a agendamentos e 34% a cancelamentos. As cinco especialidades mais agendadas pelo app no período de implantação foram medicina interna/clínica geral, ginecologia/obstetrícia, pediatria, odontologia e radiologia.

Aplicativo de saúde da Prefeitura não decola e é reprovado por usuários