Prefeita de Pinheiros manterá homenagem à Marielle Franco em escadão

Publicado em Categorias + Notícias, Pinheiros, PolíticaTags , , ,

Nova administradora, Juliana Ribeiro dará continuidade ao projeto que prevê uma “escadaria verde” na esquina das ruas Carde Arcoverde e Cristiano Viana

A homenagem à ex-vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, foi feita logo após a sua morte, em março (Rafael Carneiro/32xSP)

Anunciado pelo ex-prefeito regional de Pinheiros, Paulo Mathias, 27, que deixou o cargo para se candidatar a deputado estadual, o projeto que prevê uma “escadaria verde” na esquina das ruas Carde Arcoverde e Cristiano Viana será levado adiante por Juliana Ribeiro, 36.

A nova administradora local, que assumiu o cargo na semana passada, também garantiu que as homenagens feitas a ex-vereadora Marielle Franco, morta há pouco mais de 20 dias, não serão apagadas.

Mathias divulgou por meio de um vídeo em sua página no Facebook no dia 22 de fevereiro as ações de revitalização no escadão, que liga as ruas Cardeal Arcoverde e Teodoro Sampaio, em Pinheiros, na zona oeste da capital paulista.

“Galera, vocês, assim como, eu condenam quem picha, quem deixa a cidade imunda, quem suja, quem é vândalo. E, acima de tudo, que deteriora patrimônio público. O que fizeram com essa escadaria foi uma verdadeira destruição. Ela tem uma arquitetura impecável, antiga, representa muito a história de São Paulo”, justificou.

LEIA MAIS:
Prefeito regional de Pinheiros deixa cargo para se candidatar a deputado
10 curiosidades que você precisa conhecer sobre Pinheiros

Uma das primeiras medidas adotadas pela prefeitura regional foi cobrir as pichações com tinta branca. Porém, há cerca de 15 dias, a parte inferior da escada amanheceu com um grande retrato de Marielle Franco, vereadora e ativista dos direitos humanos executada no centro do Rio de Janeiro no dia 14 de fevereiro. A autoria do lambe-lambe é desconhecida.

“É possível equilibrar as duas coisas. Vamos deixar a homenagem e dar continuidade ao que o Paulo tinha pensado: transformar a escadaria, que estava abandonada, em um lugar agradável, com muito verde”, disse Juliana em entrevista exclusiva ao 32xSP.

Nova prefeita regional de Pinheiros, Juliana Ribeiro, no gabinete na zona oeste (Rafael Carneiro/32xSP)

NOVA PREFEITA

A Prefeitura Regional de Pinheiros está mais feminina desde o último dia 28. É que agora, quem administra uma das regiões mais desenvolvidas da capital paulista é Juliana Ribeiro.

Nascida no bairro do Brooklin, ela é formada em direito pela PUC-SP e hoje mora no Alto de Pinheiros. Além disso, é mãe de dois filhos. Antes de assumir a regional de Pinheiros, Juliana era secretária adjunta do Trabalho e Empreendedorismo.

“Estou bastante animada. É uma experiência nova, de interação com a comunidade”, diz Juliana.

Desde que começou processo de transição no cargo, Paulo Mathias afirma ter se preocupado com tempo necessário para que os moradores de Pinheiros pudessem conhecer de maneira gradual a sua sucessora.

SAIBA MAIS:
Prefeito de Pinheiros é o campeão de parcerias com o setor privado
Falta de solução para enchentes preocupa moradores de Pinheiros

No dia 18 de março, os dois, inclusive, fizeram uma transmissão ao vivo no Facebook e no Instagram. “Nesse período de transição eu foquei em conversar com os munícipes, as associações de bairro, os conselhos de segurança para entender as principais demandas da região”.

“Em relação às ações que serão feitas, primeiramente quero dar andamento aos projetos que já vinham sendo realizados, como o de recapeamento, o de adoção de praças. Continuaremos fazendo uma fiscalização rigorosa também nos estabelecimentos comerciais. Farei uma reunião para discutir como será a Operação Copa, inclusive”. O campeonato mundial de futebol acontecerá entre os meses de junho e julho e deve levar muitos paulistanos aos bares da Vila Madalena, principalmente.

“Assim que eu tiver mais segurança, podemos partir para a inovação. Não dá sair mexendo nas coisas sem conversar com os moradores antes”, ressalta Juliana.