NOSSA PROPOSTA

O 32xSP é um projeto de comunicação e mídia independente, cujo nome proposto nasceu do número de subprefeituras (agora prefeituras regionais) da cidade de São Paulo.

Desde 2016, por meio do portal www.32xsp.org.br, são publicadas reportagens diárias sobre as 32 prefeituras regionais do município, cobrindo principalmente, a partir do ponto de vista dos cidadãos, as questões relacionadas às desigualdades no acesso à infraestrutura e serviços públicos, o que está funcionando nos bairros, o que não, como o poder local tem respondido às demandas por direitos e serviços, além dos mecanismos e espaços públicos para participar da melhoria da qualidade de vida nos bairros que compõem a sua administração local.

A iniciativa é coordenada conjuntamente pela Rede Nossa São Paulo e pela Agência Mural de Jornalismo das Periferias, com apoio da Fundação Ford.

 

Parceiros

 


A Fundação Ford é uma organização privada, sem fins lucrativos, criada em 1936 nos Estados Unidos para ser uma fonte de apoio a pessoas e instituições inovadoras em todo o mundo, comprometidas com a consolidação da democracia, a redução da pobreza e da injustiça social e com o desenvolvimento humano.

A organização já contribuiu com doações e empréstimos para auxiliar a produção e divulgação do conhecimento, apoiando a experimentação e promovendo o aprimoramento de indivíduos e organizações.

O Escritório do Brasil, localizado na cidade do Rio de Janeiro, está entre os mais antigos dos dez escritórios que a Fundação Ford mantém no exterior, permitindo parcerias de trabalho mais próximas com indivíduos e instituições em várias regiões do globo.

 


A Rede Nossa São Paulo (RNSP) é uma organização da sociedade civil que tem por missão mobilizar diversos segmentos da sociedade para, em parceria com instituições públicas e privadas, construir e se comprometer com uma agenda e um conjunto de metas, articular e promover ações, visando a uma cidade de São Paulo justa e sustentável. Sua atuação é pautada pelo combate à desigualdade, pela promoção dos direitos humanos, pela participação e controle social, e pela transparência e respeito ao meio ambiente.

Fundada em 2007, a RNSP atua em parceria com diversos segmentos da sociedade na proposição e construção de uma agenda que apoie a gestão pública na formulação de políticas mais inclusivas. Atualmente, é responsável pela coordenação do Programa cidades Sustentáveis (PCS), presente em mais de 170 cidades brasileiras, e pelo desenvolvimento de metodologias e conteúdos como o Programa de Metas, o Mapa da desigualdade, o IRBEM (Indicadores de Referência de Bem-estar do Município) e as pesquisas Viver em SP. A experiência da Rede Nossa São Paulo gerou iniciativas semelhantes em várias cidades brasileiras e na América Latina.

 


A Agência Mural é a primeira agência de notícias, de informação e de inteligência sobre as periferias de São Paulo. Foi lançada em novembro de 2015 com o objetivo de contar histórias locais dos bairros periféricos da capital paulista e da região metropolitana.

A iniciativa surgiu em 2010 com um blog hospedado no jornal Folha de S.Paulo. Desde então, dezenas de correspondentes localizados em várias partes da cidade escrevem e relatam o cotidiano e a vida na periferia, amplificando a voz das pessoas menos ouvidas na cobertura da grande mídia.