a
a
HomeSobre o projeto

32xSP: a notícia do seu território no território da notícia

 

23/06/2016- São Paulo- SP, Brasil- Tarde de inverno na cidade de São Paulo vista do bairro do Ipiranga. Foto: Ricardo Stuckert/ Fotos Públicas

23/06/2016- São Paulo- SP, Brasil- Tarde de inverno na cidade de São Paulo vista do bairro do Ipiranga. Foto: Ricardo Stuckert/ Fotos Públicas

 

Formado por 96 distritos, o município de São Paulo tem uma população de quase 12 milhões de habitantes e, segundo o Fundo de População das Nações Unidas (Fnuap), é o sexto mais populoso do mundo. Para facilitar a governança dessa megacidade, em 2002 foram criadas as subprefeituras, chamadas atualmente de prefeituras regionais. Elas estão um nível administrativo abaixo da prefeitura e atualmente são 32 em São Paulo.

Cada uma delas têm características específicas, o que as tornam bastante diferentes entre si. Os recursos reduzidos dos meios de comunicação, a velocidade de publicação exigida pela tecnologia dos veículos eletrônicos, e a complexidade do contexto urbano fazem com que diariamente essas regiões administrativas não tenham uma cobertura específica, territorial. É nesse cenário que entra o 32xSP, para preencher a lacuna de informação presente em São Paulo e reduzir os pré-conceitos sobre esses territórios.

Fruto de uma parceria entre a Agência Mural de Jornalismo das Periferias e a Rede Nossa São Paulo, com apoio da Fundação Ford, o site retrata a capital paulista a partir das suas prefeituras regionais e revela suas desigualdades por meio de dados. Aproxima os paulistanos da sua região administrativa, dá voz aos moradores e também abre caminhos para a interação da sociedade civil com o poder local. O 32xSP acredita na informação como ferramenta de engajamento dos cidadãos no seu território e, por fim, na vida da cidade.

Parceiros

mural

Agência Mural de Jornalismo das Periferias

A Agência Mural é uma agência de notícias, de informação e de inteligência sobre as periferias de São Paulo, que é compreendida como a área geográfica estendida além do “centro” do poder político-econômico paulistano e que alcança as cidades da região metropolitana.

O maior objetivo da Agência é minimizar as lacunas de informação sobre a Grande São Paulo, incluindo no fluxo de notícias as vozes pouco ouvidas, desconstruindo estereótipos sobre as realidades distantes dos centros econômicos e reconectando os cidadãos para uma visão mais completa da região onde vivem.

A agência conta com um total de 75 colaboradores, que estão espalhados pelas mais diversas regiões da capital paulista e da Grande São Paulo.

rnsp

Rede Nossa São Paulo

O Movimento Nossa São Paulo foi lançado em maio de 2007 a partir da percepção de que a atividade política no Brasil, as instituições públicas e a democracia estão com a credibilidade abalada perante a população. Foi constatado na época que é necessário promover iniciativas que possam recuperar para a sociedade os valores do desenvolvimento sustentável, da ética e da democracia participativa.

Em outubro de 2010 o movimento passou a se chamar Rede Nossa São Paulo, com o objetivo de fortalecer a articulação de um amplo campo social para objetivos comuns e, ao mesmo tempo, preservar a manutenção de diferenças para questões específicas, conjunturais, regionais, etc, assegurando a ampla liberdade de expressão e manifestação a seus integrantes.

Mais de 700 organizações da sociedade civil integram a rede, que é apartidária e inter-religiosa, não tem presidente nem diretoria, se constituiu e se expande de forma horizontal.

Fundação Ford

A Fundação Ford é uma organização privada, sem fins lucrativos, criada nos Estados Unidos para ser uma fonte de apoio a pessoas e instituições inovadoras em todo o mundo, comprometidas com a consolidação da democracia, a redução da pobreza e da injustiça social e com o desenvolvimento humano.

Criada em 1936, a Fundação Ford já contribuiu com US$ 13,3 bilhões em doações e empréstimos para auxiliar a produção e divulgação do conhecimento, apoiando a experimentação e promovendo o aprimoramento de indivíduos e organizações. Atualmente, não possui ações da Companhia Ford e sua diversificada carteira de investimentos é administrada para ser uma fonte permanente de recursos para custear seus programas e suas atividades.

O Escritório do Brasil, localizado na cidade do Rio de Janeiro, está entre os mais antigos dos dez escritórios que a Fundação Ford mantém no exterior, permitindo parcerias de trabalho mais próximas com indivíduos e instituições em várias regiões do globo.

Nenhum comentário

Desculpe. O formulário de comentários está desativado no momento.