Veja onde tem banheiros nos trens e metrô

10/01/2018 11:36 | Atualizado: 02/03/2020 16:53
Reportar erro Categorias _01_home-posicao-04, Butantã, Campo Limpo, Centro, Ipiranga, Jabaquara, Lapa, Mooca, Pinheiros, Santana/Tucuruvi, Santo Amaro, São Paulo, , Temas, Transporte público, Vila Mariana, Zona Leste, Zona Norte, Zona Oeste, Zona SulTags , , ,

O 32xSP fez um levantamento de quais estações do Metrô e da CPTM têm banheiros e onde elas estão localizadas; confira

Pensando em te ajudar a não passar aperto, o 32xSP fez um levantamento de quais estações têm banheiros e onde elas estão localizadas.

A rede metroviária de São Paulo é composta por 96 km de extensão, isso sem contar os 273 km da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que liga também as cidades da Grande São Paulo. 

LEIA MAIS:
Como está a limpeza nos banheiros dos trens e metrô

Com distâncias tão longas, fica difícil não dar aquela vontade de ir ao banheiro durante o trajeto, ainda mais em épocas de festas, como o carnaval, não é mesmo?

Dica de ouro: De acordo com a CPTM, se der vontade de usar o banheiro quando ele já estiver fechado, você pode solicitar o uso a um funcionário da estação. 

Estação Cidade Universitária, da linha 9-Esmeralda, possui banheiro (Léu Britto/32xSP)

CONFIRA A LISTA COMPLETA

Metrô 

Linha 1-Azul 

Na linha que vai do Tucuruvi até Jabaquara, apenas nove possuem banheiros. Somente os da Portuguesa-Tietê funcionam 24 horas por dia, pois ficam dentro do terminal rodoviário.

As demais estações possuem horários de funcionamento diferentes, mas a maioria fica aberta até às 00h. Elas são: Jabaquara, Conceição, Vila Mariana, Ana Rosa, São Bento, Armênia, Santana e Tucuruvi.

Linha 2-Verde

Cinco estações da linha 2-Verde possuem banheiros. Exceto a do Paraíso, todas funcionam diariamente até à 00h.

São elas: Vila Madalena, Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente.

Linha 3-Vermelha

Esta linha, que começa em Palmeiras-Barra Funda e vai até Corinthians-Itaquera, conta com o maior número de banheiros da via: são 14, a maioria localizada nos terminais de ônibus.

Anota aí: Corinthians-itaquera, Artur Alvim, Patriarca-Vila Ré, Guilhermina-Esperança, Vila Matilde, Penha, Carrão, Tatuapé, Belém, Brás, Pedro II, Sé, República e Barra Funda.

Linha 15-Prata

O monotrilho que sai da Vila Prudente possui banheiros em todas as estações já inauguradas: Vila Prudente, Oratório, São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói,Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus. Todos ficam na área paga das estações. 

Para conferir todos os horários dos banheiros administrados pelo Metrô, clique aqui.  

ViaQuatro – Linha Amarela

A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da linha 4-Amarela de Metrô.

Nesta linha todos os banheiros disponíveis funcionam no horário das estações, de domingo a sexta-feira, das 4h40 à 00h, e aos sábados, das 4h40 até 1h da manhã. 

As estações com sanitários são: São Paulo-Morumbi, Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Fradique Coutinho, Oscar Freire, Paulista, Higienópolis-Mackenzie, República e Luz

Atenção foliões: durante os dias de carnaval de rua, a ViaQuatro fecha os sanitários das estações onde há grande fluxo. De acordo com a concessionária, o motivo é garantir a segurança dos passageiros.

ViaMobilidade – Linha 5-Lilás

A linha 5-Lilás, que liga a estação Capão Redondo à Chácara Klabin, é administrada pela ViaMobilidade.

Assim como na linha amarela, os banheiros funcionam de domingo a sexta-feira, das 4h40 à meia noite, e aos sábados, das 4h40 até 1h da manhã.

As estações com banheiros são: Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi, Santo Amaro, Largo Treze, Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Eucaliptos, Campo Belo, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin.

CPTM 

A CPTM possui banheiros em 91 das 94 estações existentes. As três que não têm são: Imperatriz Leopoldina e General Miguel Costa (da linha 8-Diamante) e Braz Cubas(da linha 11-Coral). Porém, na Miguel Costa há banheiros públicos no terminal de ônibus que fica ao lado da estação.

Com exceção das estações Tatuapé, Corinthians-Itaquera e Tamanduateí, os sanitários da demais estações da CPTM ficam após as catracas. O horário de funcionamento, inclusive no período de carnaval, é das 6h às 22h.