Prefeitura lança consulta pública do Plano Municipal de Arborização Urbana

04/08/2020 17:53
Reportar erro Categorias + Notícias, Meio Ambiente, Participação SocialTags , ,

PMAU contém 219 ações (válidas para os próximos 20 anos) que podem receber contribuições da população até 23 de agosto

Praça Professor Francisco D’Auria, no Limão (Ira Romão32xSP)

Foi divulgada ontem (3), pela Prefeitura de São Paulo e a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, a consulta pública do Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU). O serviço estará disponível até o dia 23 de agosto neste link.

O QUE É O PMAU?

O Plano Municipal de Arborização Urbana, previsto no Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo (PDE) e no Programa de Metas 2019-2020, tem o objetivo de “dar sustentabilidade ambiental à cidade” e definir o planejamento, a implantação e a gestão da arborização em São Paulo para os próximos 20 anos.

O plano de ação é separado em cinco temas (Plantar, Cuidar, Conhecer, Envolver e Integrar) e integra 219 ações. Todas elas estão disponíveis para receber contribuições por parte da população. Para isto, basta clicar na ação desejada e inserir um comentário.

(Reprodução)

LEIA TAMBÉM:
– Sé é o distrito com menos árvores em SP
– Itaim Paulista e Sapopemba têm menor área verde por habitante em SP

Segundo a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, a cidade de São Paulo tem cerca de 652 mil árvores em praças, calçadas e canteiros centrais. O número é referente ao ano de 2019 e não considera as árvores dentro de parques.

De acordo com o Manual Técnico de Arborização Urbana, o município conta atualmente com mais de 100 parques municipais, 8 parques urbanos estaduais, aproximadamente 5 mil praças, 2 Áreas de Proteção Ambiental (APA) Municipais, 3 APA’s Estaduais e 2 Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), 6 Parques Naturais Municipais e 6 Parques Estaduais.