Prefeitura de SP oferece compostagem gratuita à população; saiba como retirar

03/02/2021 19:22 | Atualizado: 03/02/2021 19:26
Reportar erro Categorias + Notícias, Ermelino Matarazzo, Lapa, Meio Ambiente, Mooca, Resíduos sólidos, São Mateus, Tags , , ,

Serviço gratuito na cidade incentiva o reaproveitamento do lixo orgânico

Cidade conta com cinco pátios de compostagem (Reprodução/Prefeitura de São Paulo)

Na quarentena, alguns moradores de Cidade Tiradentes, na zona leste de São Paulo, passaram a ter mais plantas em casa. A aposentada Ana Maria, 67, é um exemplo. Ela, que já gostava de plantas, passou a se dedicar ainda mais ao cuidado depois que as atividades fora de casa foram canceladas.

De acordo com a ferramenta Google Trends, a procura por plantas para ambientes internos apresentou aumento de mais de 100% no número de pesquisas na plataforma, de março a setembro de 2020. Além disso, algumas espécies de plantas também cresceram nas buscas dos usuários, como a espada-de-são-jorge e a costela-de-adão.

Uma das coisas importantes no cuidado com as plantas é a compostagem, que, em resumo, é o processo de reciclagem do lixo orgânico. O ciclo natural transforma a matéria orgânica, como frutas e alimentos, em adubo natural que pode ser usado em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos.

CONFIRA TAMBÉM:
– Saiba onde descartar corretamente o seu lixo
– Baixa disponibilidade de áreas verdes preocupa moradores do Itaim Paulista

Nem todo mundo consegue fazer isso em casa, mas a Prefeitura de São Paulo, por meio da AMLURB (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana), desenvolve o projeto de compostagem Feiras e Jardins Sustentáveis

A iniciativa busca oferecer tratamento ambientalmente correto para restos de resíduos orgânicos de feiras livres da capital. Ao todo, a cidade conta com cinco pátios de compostagem localizados nas regiões da Lapa, Sé, Mooca, Ermelino Matarazzo e São Mateus.

O composto gerado nos pátios é utilizado como insumo em jardins e praças públicas, gerando ganhos econômicos e ambientais significativos para o município, além de evitar o despejo de mais volume em aterros sanitários, diminuindo, assim, o deslocamento de caminhões e emissões de dióxido de carbono ao meio ambiente.

De janeiro a dezembro de 2020, os pátios receberam 10,5 mil toneladas de resíduos orgânicos – desse total, foram produzidas 2,1 mil toneladas de composto orgânico.

COMO EU CONSIGO A COMPOSTAGEM?

Sacos de composto orgânico (Reprodução/Prefeitura de São Paulo)

Para retirada da compostagem, basta comparecer em um dos cinco pátios da Prefeitura e solicitar o composto. Para munícipes, a quantidade máxima é de 60 kg por pessoa/mês (aproximadamente 2 sacos de 50 litros). É preciso levar sacola para a retirada de composto, pois não é disponibilizada nos pátios.

Para quantidades acima de 100 kg, é necessário os seguintes dados:

– Informações do evento (qual o uso do composto);
– Nome e contato do responsável;
– Quantidade de composto;

O pedido deve ser encaminhado para o e-mail [email protected]. Ele será analisado e a resposta virá por e-mail também. 

ONDE TEM PÁTIOS EM SÃO PAULO?

Os endereços e os horários de funcionamento são:

Sé: Avenida dos Estados, nº 3300
Ermelino Matarazzo: Rua Eduardo Kiyoshi Shimuta, ao lado do nº 111
(Funcionamento: Terça a domingo, das 14h às 17h)

Mooca: Rua Cirino de Abreu, em frente ao nº 456
São Mateus: Rua Forte de Araxá, nº 409
(Funcionamento: Segunda a sexta, das 14h às 17h)

• Lapa: Avenida José Maria de Faria, nº 487 | Neste pátio é necessário fazer um agendamento pelo e-mail [email protected].