Confira datas para vacinação contra Covid-19 em idosos com mais de 85 e 80 anos

11/02/2021 13:11
Reportar erro Categorias + Notícias, SaúdeTags , , , ,

Governo estadual informou que idosos com 85+ começam a ser vacinados nesta sexta-feira (12); já pessoas com 80+ receberão a 1ª dose em 1 de março

Início da vacinação de idosos acima de 90 anos no dia 8 de fevereiro (Governo do Estado de São Paulo/Reprodução)

A vacinação contra a Covid-19 para idosos com 85 anos de idade ou mais começa em São Paulo nesta sexta-feira, 12 de fevereiro, anunciou o governo estadual. Segundo o governador João Doria (PSDB), 309 mil idosos no estado serão contemplados nessa fase da campanha de imunização.

Já no dia 1º de março, começará a vacinação de idosos com 80 anos de idade ou mais. A expectativa é vacinar 563 mil pessoas deste grupo.

Na capital paulista, além das 468 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que receberão as doses, há cinco pontos de vacinação no sistema drive-thru, onde os idosos poderão ser vacinados sem sair do carro (confira endereços ao final da matéria).

No grupo de idosos com 90 anos ou mais, que começaram a ser vacinados no dia 8 de fevereiro, foram 34.481 vacinas aplicadas somente na cidade de São Paulo até a última quarta-feira (10), segundo a Prefeitura.

POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA

A partir desta sexta-feira (12), também se iniciará a aplicação de 2.200 doses da vacina contra a Covid-19 para imunização de pessoas em situação de rua com idade superior a 60 anos.

SEGUNDA DOSE

Para os trabalhadores da saúde, indígenas e quilombolas, que foram os primeiros grupos vacinados no estado de São Paulo, a segunda (e última) dose da vacina também começará a ser aplicada nesta semana.

ONDE SE VACINAR?

Para receber as doses contra a Covid-19, dirija-se à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, das 7h às 19h, e apresente o CPF, a carteira de vacinação e o Cartão SUS, se tiver. A Prefeitura também implantou o drive-thru em 84 UBSs da cidade; confira os endereços aqui.

O funcionamento dos cinco pontos de vacinação no sistema drive-thru é das 8h às 17h nos seguintes endereços:

• Praça Charles Muller – Estádio do Pacaembu (Zona Oeste);
• Neo Química Arena Corinthians (Zona Leste);
• Autódromo de Interlagos – Rua Jacinto Júlio, Portão 9, KRF (Zona Sul);
• Centro de Exposições do Anhembi – Rua Olavo Fontoura, Portão 38 (Zona Norte);
• Igreja Boas Novas – Rua Marechal Malet, 611 – Parque da Vila Prudente (Zona Leste).

Também há três pontos estruturados para vacinação em Centros-Escolas, das 8h às 17h, nos endereços abaixo:

• Centro-Escola Barra Funda (Av. Dr. Abrahão Ribeiro, 283);
• Centro-Escola Geraldo de Paula Souza (Av. Dr. Arnaldo, 925);
• Centro-Escola Samuel Barnsley Pessoa – Butantã (Av. Vital Brasil, 1.490).

VACINAÇÃO EM CASA

Idosos com dificuldades ou incapacidade de locomoção serão atendimentos em casa pelas equipes de ESF (Estratégia de Saúde da Família). Segundo a Prefeitura de São Paulo, nas regiões não cobertas pela ESF, o familiar ou responsável pelo idoso deve entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde mais próxima e solicitar o serviço.